terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Objetivo do Yoga

"Nenhuma síntese do Yoga pode ser satisfatória  que não reúna, em seu objetivo, Deus e Natureza numa vida humana aperfeiçoada e liberada, ou em seu método, não apenas permita mas favoreça a harmonia de nossas atividades internas e externas, e experiências na consumação divina de ambas. Pois o homem é precisamente aquele termo e símbolo de uma Existência superior que desceu num mundo material no qual é possível para o inferior se transfigurar e colocar-se na natureza do superior e o superior revelar-se em formas do inferior. ..
O verdadeiro e completo objeto e utilidade do Yoga pode ser alcançado apenas quando o Yoga consciente no homem tornar-se, como o Yoga subconsciente na Natureza, externamente contíguo com a vida em si e podermos mais uma vez, olhando tanto para o caminho quanto para a realização, dizer num sentido mais perfeito e luminoso: “A Vida Toda é Yoga”."

Fonte: A Síntese do Yoga, Introdução, capítulo I - a Vida e o Yoga

Um comentário:

  1. Este é o local em que Sri Aurobindo escreve pela primeira vez, a famosa frase "A Vida Toda é Yoga", que ficou eternizada no tempo como a Síntese da Síntese do Yoga Integral. Eis a Fonte! rs Namastê. Mohanna.

    ResponderExcluir